As companhias se gabam no sistema de som de respeitar horários, mas na maioria dos casos não é assim – por fatores variados, não só culpa da operação das aéreas. Um levantamento da plataforma AirHelp mostra que 134,7 mil passageiros foram afetados por cancelamentos de voos nos aeroportos em setembro. As companhias aéreas brasileiras (em especial GOL, Latam e Azul) transportaram 6,3 milhões de passageiros no mesmo período de 2022.
Nos dias dos bloqueios de dezenas de rodovias pelo Brasil – entre a segunda-feira (31) pós-eleição a e quinta-feira, 3 de novembro, quando vários passageiros e a operação de aeroportos foram afetados, 222,6 mil pessoas foram prejudicadas por atrasos nos voos, e 63,9 mil afetados por voos cancelados.
Curiosidade, pelos dados da mesma plataforma, no 2º turno da eleição presidencial de 2018 os voos atrasados foram superiores aos deste ano. Já os voos cancelados em 2018 afetaram cerca de 21,8 mil passageiros – número que triplicou agora em 2022 no mesmo período analisado, o que prova o impacto das manifestações.