Brasília -
loader-image
Brasília, BR
10:03 pm,
temperature icon 24°C
chuva leve
Humidity 60 %
Wind Gust: 0 Km/h
29 de abril de 2024 - 22:03h
Parceiros
Brasília - 29 de abril de 2024 - 22:03h
loader-image
Brasília, BR
10:03 pm,
temperature icon 24°C
chuva leve
Humidity 60 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

TSE também atuará contra a demagogia nas campanhas

Foto: Reprodução
#compartilhe

 

A menos de dois meses do início das campanhas eleitorais, o Tribunal Superior Eleitoral – que atua forte para evitar estrago de fake news contra candidaturas – movimenta-se também para barrar a balela eleitoral. A demagogia de candidatos foi tema de reunião do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) com o presidente do TSE, ministro Luiz Fux. Leite solicitou que o Tribunal dê visibilidade a um dispositivo na Lei Eleitoral, de sua autoria e aprovado em 2009, que obriga candidatos a presidente e a governador a cumprirem o que prometem nas campanhas.

A 12.034/09, de Leite, incluiu na Lei Eleitoral 9504 a obrigatoriedade de o candidato a prefeito, governador e presidente registrar no cartório eleitoral suas promessas.

Está no Art. 11, Parágrafo 1º, Inciso IX: as propostas defendidas pelo candidato devem ser entregues à Justiça Eleitoral anexadas à documentação do registro de candidatura.

“A ideia é que seja matéria prima para um recall, um questionamento. É para não haver estelionato eleitoral. O objetivo é para ampla publicidade”, explica Otávio Leite.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.