Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 4 de julho de 2025 - 7:16h
Parceiros

Livro revela como um abraço salvou o mais tradicional bairro de Brasília

Leiliane Rebouças, autora do livro (Crédito: Divulgação)
#compartilhe

Pesquisadora rememora em detalhes o dia que encontrou Sarney, e os personagens que ergueram e ainda sustentam a Vila Planalto

Uma cena memorável em 1986 na trajetória do ex-presidente da República José Sarney revela-se hoje muito mais que um gesto carinhoso de uma criança – e a retribuição afável do veterano. Uma menininha de 10 anos furou o bloqueio da segurança na rampa do Palácio do Planalto, correu e abraçou o presidente – algo raro naquela época.

A pequena tinha uma carta em mãos. Era um apelo desesperado dos moradores da Vila Planalto, dos pioneiros construtores da capital logo ali atrás, prestes a ser derrubada pelo então governo de José Aparecido no DF.

Sarney interveio e ligou para o governador, pedindo apoio numa solução. Fato é que hoje a Vila ainda está ali, e aquele abraço e a carta da menininha salvaram o que hoje é um dos mais tradicionais bairros da capital. Esta e outras revelações estão no livro que a pesquisadora Leiliane Rebouças (aquela menininha) lança nesta terça-feira (3): “Vizinhos do Poder” , em formato e-book na plataforma Amazon. O prefácio é de Sarney, claro, de quem tornou-se amiga nestes 36 anos.

Foto: Divulgação

Nas palavras do próprio ex-presidente, no livro, o endosso do script que mudou o destino daquele pedaço de terra vermelha e poeirenta a um quilômetro atrás do Palácio:

“Como Leiliane entra nessa história? Ela é a heroína da Vila Planalto. Sem ela, talvez a Vila tivesse desaparecido e apagar-se-ia o testemunho do Primeiro Acampamento da Construção de Brasília e dos hábitos trazidos para cá por gente de todo o Brasil, que aqui chegaram em busca de vida nova, na aventura de encontrar o tesouro da felicidade.

Aos 65 anos, a Vila Planalto hoje é um resquício da aventura sonhada por muitos brasileiros do passado, concretizada pelo presidente Juscelino Kubitschek com a mudança da capital, construindo a cidade neste então deserto e fonte perdida das águas emendadas”.

Este é o terceiro livro de Leiliane Rebouças. Ela já publicou um artigo em duas coletâneas: uma pela editora UNB, em comemoração aos 60 anos de Brasília; e outra em abril pelo TJDFT, sobre patrimônio cultural brasileiro.

Um pouquinho daquele período da construção da capital e seus personagens – muitos deles nascidos e ainda vivendo na Vila Planalto – também está no documentário lançado recentemente pela CNN Brasil, sob olhar apurado do repórter Leandro Magalhães.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.