Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 12 de julho de 2025 - 14:38h
Parceiros

Senado italiano aprova decreto que restringe cidadania 

Foto: Divulgação/Pixabay
#compartilhe

O Senado da Itália aprovou hoje, por 81 votos a favor e 37 contra, o polêmico Decreto-Lei 36, que restringe o reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue e mexe com projetos de centenas de milhares de brasileiros que estão na fila. 

A proposta da premiê Giorgia Meloni ‘caducaria’ dia 26 e mudou as regras para obtenção de dupla cidadania para não-italianos. Ela restringe o benefício a filhos e netos de italianos – ao contrário do que há décadas ocorre, com ampla abrangência sanguínea desde que comprovada. 

Apesar da maioria governista, há divergência na base. E parte da oposição pedia que o Decreto caia e o Governo apresente um projeto de lei, com mais tempo para debate. Agora o decreto ainda precisa ser votado na Câmara até o dia 27 deste mês. Com modelo similar ao do Brasil, o Congresso italiano conta com Senado e Câmara. 

Ex-deputada no Parlamento da Itália, a brasileira Renata Bueno alerta para que brasileiros aguardem a decisão das votações, antes de solicitar seu benefício.

Hoje (15) às 19h, os CEOs da Cidadania4U, maior empresa no Brasil de assistência à obtenção de dupla cidadania, vão fazer uma live no Youtube para debater e explicar o assunto, independentemente do resultado.

Confira a live no link: https://www.youtube.com/live/a1_8wFtcrYA

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.