O Governo do Estado do Rio de Janeiro criou um Grupo de Trabalho Executivo para avaliar os impactos econômicos do aumento de 50% sobre as exportações brasileiras, imposta pelo presidente Donald Trump. A medida, oficializada pelo governador Cláudio Castro (PL-RJ), foi publicada, na quarta (17), por meio do Decreto Nº 49.739 em edição extraordinária do Diário Oficial. O chefe da Casa Civil, Nicola Miccione, vai coordenar o grupo.
Miccione e equipe vão elaborar estudos e diagnósticos sobre os possíveis impactos do tarifaço nas exportações da indústria e comércio do Rio para os EUA. A taxação passa a valer a partir de 1º de agosto. O grupo conta ainda com representantes das secretárias do Gabinete do governador, do Planejamento e Gestão, da Fazenda, do Desenvolvimento Econômico e da Energia e Economia do Mar.
Sem qualquer despesa para os cofres públicos, o GT se reunirá ainda com instituições representantes dos setores afetados pelas taxações. O Rio de Janeiro é o 2º Estado do Brasil no ranking de exportações para os Estados Unidos – são U$ 7,4 bilhões anuais – e fica atrás apenas de São Paulo (U$ 13,5 bilhões), que também criou um GT. Os dados são do Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.