Por Carol purificação, repórter da Coluna
A um ano do início da campanha eleitoral, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União-BA) lidera com folga a disputa pelo Governo da Bahia para as eleições de 2026. Se as eleições fossem hoje, ACM venceria com 53,5% contra 28,1% do atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT-BA).
Em um 2º cenário com o nome do ex-governador do Estado Rui Costa, Neto também venceria por 53,3% contra 28% do atual ministro da Casa Civil. O levantamento é da Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (31/7).
A pesquisa também apresenta os dados sobre a avaliação do atual Governo, que está com 51,6% de desaprovação. O Estado tem passado por inúmeras situações de insegurança e violência. Conforme publicado pela Coluna, a Bahia possui cinco das cidades mais violentas do País.
Já para o Senado baiano, a disputa está bem acirrada. Rui Costa lidera com 44,5%, seguido por Jaques Wagner (PT-BA) com 34,4% e na cola dos petistas está o ex-ministro e presidente do PL na Bahia João Roma, que pode surgir na eventual chapa de ACM ao Governo.