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Brasília - 6 de novembro de 2025 - 23:05h
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Navio do Irã carregou milho após descarregar ureia em SC

Foto: Reprodução
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Um navio de bandeira iraniana, identificado como DELRUBA, concluiu a operação de descarga de 60 mil toneladas de ureia no Terminal Portuário TESC na sexta-feira (17), em São Francisco do Sul (SC). Após o descarregamento, o cargueiro foi carregado com milho. A embarcação, que será abastecida pela Petrobras, é alvo de sanções secundárias do Office of Foreign Assets Control (OFAC), órgão do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos responsável por aplicar sanções econômicas internacionais.

A operação é conduzida pelo TESC, teve como agência marítima a Seatrader, e destinada a carga ao Armazém Logmodal. O importador registrado é a empresa LINK Comercial Importadora, empresa do Grupo ENM e Kyly Confecções de Pomerode, dos Irmãos Elias Martins e Salésio Martins.

Os documentos de importação consultados mostram que a carga de ureia é fabricada pela Pardis Petrochemical, com origem no Irã, e adquirida por meio da EastOil Petroleum Products L.L.C., dos Emirados Árabes Unidos — uma triangulação comum em operações suspeitas. A Declaração de Importação (DI) registra o valor total da transação em US$ 24,39 milhões, sob o Incoterm DAP (Delivered at Place), com entrega direta ao Brasil.

O Irã já figura como 3° maior fornecedor de ureia ao Brasil, mesmo com parte significativa de suas exportações sujeita a restrições de comércio impostas por países ocidentais.

O caso do DELRUBA acende um novo alerta sobre o risco reputacional e jurídico associado ao desembarque de cargas de origem iraniana em portos brasileiros. Além da possível adulteração de documentos de origem, o episódio expõe fragilidades no controle aduaneiro e de compliance portuário da Autoridade Portuária de Santa Catarina.

NOVOS NAVIOS DO IRÃ chegam em Paranaguá – MV SALT LAKE e MV LB ENERGY

Com destino ao Porto de Paranaguá e carregados no Porto do IRÃ, pela PARDIS, após a troca de documentação para driblar as sanções, pelo monitoramento do Portal Traffic Marine o 1º movimento indicava como origem o Porto de BANDAR IMAM KHOMEINI (IRAN) com o destino ao Porto de DURBAN (ZA), neste momento, após a adulteração dos documentos, o mesmo portal indica uma nova origem no Porto de KHOR FAKKAN ANCH (OMAN) e com chegada confirmada em Paranaguá ontem (20).

O MV SALT LAKE seguiu o mesmo caminho de adulteração documental e já chegou em Paranaguá dia 18/10. Até esta reportagem não temos quem são os importadores. Reforçando que toda carga com Origem da PARDIS consta na Lista da OFAC.

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