Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 22 de novembro de 2025 - 0:30h
Parceiros

Segurança e meio ambiente centralizam debates nas redes, mostra DadoDado Insights

Charge por @izanio_charges
#compartilhe

Entre 28/10 e 11/11, a DadoDado Insights Estratégicos analisou 280 postagens no Instagram feitas pelo presidente Lula (PT) e por sete governadores de oposição com possíveis ambições nacionais: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União-GO), Romeu Zema (Novo-MG), Cláudio Castro (PL-RJ), Ratinho Jr. (PSD-PR), Jorginho Mello (PL-SC) e Eduardo Leite (PSD-RS).

Desde a deflagração da Operação Contenção no Rio de Janeiro (28/10), segurança pública passou a dominar as redes: foi o principal tema do período, correspondendo a 34% de todas as postagens (ante 12% nos 15 dias anteriores). Apesar de representar um terço do volume, Segurança concentrou 68% de todas as curtidas e 75% dos comentários. O engajamento médio foi de 9,5%, o mais alto entre todos os temas — e bem acima da média de 2,2% observada para Segurança no período anterior.

O tema teve mais destaque nos perfis de Cláudio Castro (78% de todas as publicações), Caiado (59%), Zema (56%) e Tarcísio (47%). No Sul, Ratinho Jr., Jorginho Mello e Eduardo Leite deslocaram parte da agenda para Defesa Civil (em razão do tornado que afetou a região), mas Segurança manteve desempenho competitivo em alcance e interação.

O estudo da DadoDado revela que, mesmo excluindo da análise as publicações de Cláudio Castro — pivô e maior beneficiário nas redes após a megaoperação —, Segurança segue liderando o debate entre os demais governadores, correspondendo a 30% dos posts, 61% das curtidas e 67% dos comentários.

Na contramão dos governadores, o presidente Lula priorizou publicações sobre a COP30 (57%) e desenvolvimento econômico (14%). Segurança apareceu em apenas 10% de seus posts, mas respondeu por 15% das curtidas — sinal de que mesmo Lula obteve interação acima da média quando abordou o assunto.

Segundo João Nonato, CEO da DadoDado, “Segurança será prioridade na batalha de narrativas de 2026. A movimentação nas redes sociais mostra que a megaoperação no RJ estimulou oposicionistas a disputarem a liderança do tema, enquanto o governo federal busca capitalizar as agendas climática e econômica, onde tem discurso e entregas mais consolidadas”.

DadoDado Insights Estratégicos realizou levantamento sobre os assuntos mais falados nas redes sociais – Crédito de Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.