Com público estimado em 288 mil visitantes ao longo de 11 dias, a participação do Sebrae na COP30, em Belém (PA), ficou marcada por uma ação inédita de conscientização ambiental: mais de 6 mil visitantes utilizaram o Carbonômetro, ferramenta instalada no estande da instituição para calcular a própria pegada de carbono, resultando em 624 toneladas de CO₂ que serão compensadas pelo Sebrae.
A mensuração da pegada de carbono durante o evento registrou 6.180 participantes, que juntos emitiram 624,53 toneladas de CO₂ relacionadas ao deslocamento até o local. Os dados foram consolidados a partir de sistema de monitoramento que considerou diferentes meios de transporte, como avião, carro, ônibus, moto, caminhão e deslocamentos a pé ou de bicicleta.
O intuito foi evidenciar o impacto ambiental da mobilidade dos participantes e reforçar a importância de estratégias de compensação e conscientização climática.
“O Sebrae compensou todas as viagens e operações da delegação nacional, além dos impactos climáticos da montagem e do funcionamento do estande. A COP30 foi uma oportunidade de reafirmar o protagonismo do Sebrae na economia verde e trazer os pequenos negócios para o centro do debate climático. A compensação foi conduzida pela climatech maranhense Compensei, que monitora, mensura e compensa emissões com base em padrões nacionais e internacionais, garantindo rastreabilidade e confiabilidade a todo o processo”, destaca o presidente Décio Lima.
Com informações da Assessoria

