Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 3 de fevereiro de 2026 - 3:15h
Parceiros

DadoDado: Nikolas é o político com mais interações nas redes em 2025

Deputado Nikolas Ferreira é o mais gera interação nas redes sociais - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
#compartilhe

Com o fim de 2025 se aproximando, a DadoDado Insights, empresa de inteligência de dados especializada em redes sociais, divulgou uma retrospectiva das publicações políticas de maior engajamento no Instagram. O grande destaque foi o deputado federal mineiro Nikolas Ferreira (PL-MG).

Nikolas protagonizou o post mais engajado da política brasileira em 2025: seu vídeo sobre a controvérsia envolvendo mudanças na fiscalização da Receita — que nas redes foi amplamente associada à taxação do Pix — foi publicado em 14 de janeiro e superou 10 milhões de interações. A repercussão foi tão alta que o Governo revogou o ato no dia seguinte e editou a MP 1.288/2025 para reafirmar a gratuidade do Pix e vedar cobrança extra ou tributo no uso do sistema.

A liderança de Nikolas, no entanto, não se resumiu a um único viral. O deputado ocupou nove das 10 primeiras posições do ranking de posts com mais interações em 2025. A única exceção no Top 10 foi Erika Hilton (PSOL-SP), também com conteúdo sobre a polêmica do Pix.

No vídeo, publicado em 18 de janeiro, a deputada federal afirma que o objetivo do governo federal não era taxar o Pix, mas sim coibir transações financeiras de organizações criminosas. O post somou 3,1 milhões de interações e ficou na nona posição.

Para entender o panorama geral, a DadoDado avaliou também quais políticos mais apareceram entre as 1.000 postagens mais populares do ano. O recorte revela uma disputa intensa por impacto nas redes, com um predomínio de nomes de direita. O Top 5 é composto por:

  1. Jair Bolsonaro (PL), autor de 18% das postagens mais populares do ano;
  2. Lula (PT), 13%;
  3. Nikolas Ferreira (PL-MG), 10%;
  4. Rodrigo Manga (Republicanos-SP), 9,5%;
  5. Eduardo Bolsonaro (PL-SP), 7%.

Segundo Rafael Nonato, CTO da DadoDado, as redes deixaram de ser apenas um canal de comunicação para se tornarem um termômetro de pautas políticas e de capacidade de mobilização pública.

“A retrospectiva evidencia como o engajamento digital se tornou central para a política brasileira, mas também mostra a concentração de pautas nas mãos de alguns poucos políticos ‘influenciadores´. Para 2026, a expectativa é que essa disputa por atenção nas redes sociais se intensifique, refletindo-se cada vez mais nas urnas”, afirma.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.