Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 1 de janeiro de 2026 - 0:24h
Parceiros

Brasil volta a registrar atracação de navios iranianos sob sanções internacionais

Foto; Reprodução
#compartilhe

A presença de navios iranianos sancionados pelos Estados Unidos em portos brasileiros voltou a se repetir, ampliando a atenção sobre o cumprimento de sanções internacionais no País.

No Porto de Paranaguá (PR), o navio MV David Y, com carga de origem iraniana, aportou no dia 12 de dezembro. A carga é sancionada pelo OFAC, órgão do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, o que coloca novamente o Brasil em um cenário de exposição internacional.

Até o momento, não foram identificados publicamente os importadores ou os destinatários finais da carga.

Outro episódio envolve o navio MV Ganj, de bandeira iraniana. A embarcação chegou a se apresentar no Porto de Imbituba (SC), mas não conseguiu dar andamento à operação.

Segundo apuração da reportagem, não foram encontrados compradores da carga nem prestadores de serviços portuários dispostos a operar o navio, diante do receio de sanções associadas à bandeira iraniana e às restrições impostas pelo OFAC. Após o impasse, o navio foi deslocado para o Porto de Paranaguá (PR).

A Pardis Petrochemical, produtora das cargas, é apontada como reincidente no envio de produtos ao Brasil com desvio ou ocultação da origem. Até o momento, não há identificação pública dos importadores envolvidos nas operações.

Leia também:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.