Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 19 de fevereiro de 2026 - 17:51h
Parceiros

Prefab Future: Paes cresce pela 1ª vez; Flávio passa Lula e Castro capta votos dos Bolsonaro

Prefeito Eduardo Paes está bem cotado para as eleições ao Governo do Estado - Foto: Agência Senado
#compartilhe

Realizada entre os dias 09 e 13 de fevereiro de 2026, a primeira pesquisa estadual da Prefab Future registrada no TSE neste ano (RJ-00437/2026) mostra que, pela 1ª vez em um ano de série histórica do instituto, Eduardo Paes sai de seu teto de 2025, que não passou de 37%: agora atinge 43,0% das intenções de voto no cenário estimulado para governador, crescimento acima da margem de erro (2,19 p.p.).

O levantamento, encomendado pelo “Diário do Rio”, também registra crescimento de Flávio Bolsonaro no cenário presidencial, ultrapassando Lula pela 1ª vez no estado do Rio, e indica que a aprovação do governador Cláudio Castro começa a se acomodar em patamar semelhante ao observado antes da operação policial na Penha.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em todo o estado e possui nível de confiança de 95% .

GOVERNADOR – FALTA ADVERSÁRIO

No cenário estimulado para o Governo do Estado, Eduardo Paes aparece com 43,0%, liderando com vantagem sobre os demais nomes testados. O ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel é o único pré-candidato ao governo do estado do Rio mais visível ao eleitorado até o momento, com 9,1%, em crescimento gradual desde 2025.

Henrique Serra, CEO da Prefab Future, afirma:

“Paes passou 2025 inteiro flutuando entre 35% e 37% nas pesquisas Prefab. Essa é a primeira vez que ele fura a sua própria bolha, ganhando um start significativo na corrida”.

Entretanto, o voto espontâneo revela um dado estrutural importante: 83,9% dos eleitores não sabem ou não citaram nenhum nome para governador.

“É um cenário ainda sem adversário com mais musculatura. O eleitor, por enquanto, só enxerga Paes na disputa e Rodrigo Pimentel atrás”, diz Serra.

Nesse cenário espontâneo, Paes aparece com 8,2% e Cláudio Castro, que é pré-candidato ao senado, com 3,4%. Esse indicador demonstra elevado grau de desconexão do eleitorado com a eleição estadual neste momento inicial do calendário. Mario Marques, marqueteiro e diretor da agência LabPop, parceira da Prefab, defende uma tese:

“A relação de Eduardo Paes e Cláudio Castro é umbilical”, avalia Mario Marques. “Para crescer, Paes terá que bater em Castro na questão da segurança. E, se Paes for bem e Castro mal nessa conversa, o governador pode ver seu sonho de Senado desintegrado. O contrário também pode acontecer: Castro melhorando os índices de segurança minimiza o discurso de Paes”. Marques complementa sobre os possíveis adversários de Paes.

“As pesquisas qualitativas indicam que nomes com o carimbo de “segurança” na testa podem crescer na disputa e Rodrigo Pimentel está nessa lista”.

CENÁRIO PRESIDENCIAL – MOVIMENTAÇÃO E INDEFINIÇÃO

No cenário espontâneo para Presidente da República, 56,4% dos eleitores não souberam ou não quiseram citar um nome. Nesse quadro, Flávio Bolsonaro aparece com 19,6%, enquanto Lula registra 17,1% .

Henrique Serra destaca:

“Mesmo no cenário presidencial, onde o debate é nacionalizado, o índice de 56,4% de não citação espontânea indica que o eleitorado ainda está distante da lógica eleitoral.”

Mario Marques diz que há um crescimento significativo de Flávio Bolsonaro. “Os números de Flávio foram subindo gradualmente nos últimos meses e a situação se inverteu. Sinal de que o eleitorado fluminense enxerga nele uma alternativa real a Lula”.

APROVAÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL

Os índices de aprovação da gestão de Cláudio Castro mostram acomodação em patamar semelhante ao verificado antes da operação policial na Penha.

Após oscilações para cima no período de maior exposição da agenda de segurança, os dados apontam retorno à curva histórica anterior, demonstrando retração do humor do eleitorado fluminense. O “Não” para o governo Cláudio Castro subiu de 26,8% para 38,9%.

“Aqui há uma questão central na eleição ao senado e ao governo do estado do Rio. Se a aprovação de Castro, de fato, voltar ao patamar inicial pode inviabilizar sua ida ao senado e facilitar a vida de Eduardo Paes”, avalia Mario Marques.

DADOS TÉCNICOS
• Instituto: Prefab Future
• Registro TSE: RJ-00437/2026
• Coleta: 09 a 13 de fevereiro de 2026
• Amostra: 2.000 entrevistas presenciais
• Abrangência: Estado do Rio de Janeiro
• Margem de erro: 2,19 p.p.
• Nível de confiança: 95%

Confira a pesquisa completa: https://tinyurl.com/ycynefny

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.