Parceiros

Publicada em mais de 60 jornais e portais de todos os Estados

Brasília -

Parceiros

Publicada em mais de 60 jornais e portais de todos os Estados

Brasília - 23 de março de 2026 - 17:46h
Parceiros

Instalação da Diocese de Baturité marca 1ª criação de Leão XIV no Brasil

Catedral de Nossa Senhora da Palma, em Baturité (CE) - Foto: Aurélio Alves
#compartilhe

O pedido de criação da nova Diocese foi criada em 2025 e atendido pelo Papa Leão XIV em janeiro de 2026

A Diocese de Baturité, no Ceará, será oficialmente instalada nesta quarta-feira (25), a partir das 17h, em cerimônia na Catedral de Nossa Senhora da Palma, em Baturité. O evento marcará a posse do primeiro bispo da nova Diocese, Dom Luiz Gonzaga Pepeu, e contará com a presença do cardeal Dom Sérgio da Rocha, que representará o Santo Padre.

A criação da Diocese foi oficializada em 1º de janeiro de 2026 pelo Papa Leão XIV, atendendo a um pedido do arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão. Trata-se da primeira Diocese criada no Brasil durante o seu pontificado.

O novo território eclesiástico foi desmembrado da Arquidiocese de Fortaleza, abrange 14 municípios, reunindo 21 paróquias e cerca de 39 sacerdotes. A criação da Diocese tem como objetivo fortalecer a ação pastoral e aproximar ainda mais a Igreja Católica dos fiéis da região.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.