Os golpes bancários geraram perdas de R$ 1 bilhão no Brasil em 2025. A informação foi compartilhada no Exercício Guardião, treinamento de Cibersegurança do Hemisfério Sul, realizado pelo DigiTech Firjan SENAI, no Rio de Janeiro, e em mais seis Estados.
Foram realizadas simulações de ataque e defesa com empresas e instituições de setores como mobilidade e segurança e indústrias do mercado de óleo e gás e siderurgia.
O Rio de Janeiro é o 3º Estado do País com mais incidentes cibernéticos registrados na ANPD, atrás apenas de São Paulo e do Distrito Federal. Diante disso e da evolução da indústria 4.0, a Firjan inaugurou há nove meses o DigiTech Firjan SENAI, maior polo de qualificação em TIC do Estado, que conta com uma Arena de Cibersegurança e até um computador quântico – tecnologia capaz de quebrar em segundos uma criptografia que um computador normal levaria décadas.

