Ontem foi a etapa final da 101ª edição do Tour de France – a prova mais prestigiada dos três Grand Tours do calendário do ciclismo europeu – e que teve o ciclista italiano Vincenzo Nibali (Equipe Astana) como vencedor ao chegar no pelotão na 21ª e última etapa, ganha pelo alemão Marcel Kittel (Giant-Shimano).
Com de 29 anos, Nibali venceu quatro etapas e andou 18 dias com a camisa amarela, é o primeiro italiano a subir ao lugar mais alto do pódio em Paris desde que Marco Pantani venceu em 1998 e teve os franceses Jean-Christophe Péraud (Equipe AG2R) e Thibaut Pinot (Equipe FDJ) como acompanhantes no pódio.
Nesta última etapa, o melhor foi, pela quarta vez, Marcel Kittel, que bateu ao sprint o norueguês Alexandre Kristoff (Equipe Katusha) e o lituano Ramunas Navardauskas (Equipe Garmin-Sharp), cumprindo os 137,5km entre Évry e Paris em 03:20.50 horas.
Tiago Machado e José Mendes, da Equipe NetApp-Endura e Nelson Oliveira (Equipe Lampre-Merida) concluíram a sua estreia no Tour, enquanto o outro português, Sérgio Paulinho (Equipe Tinkoff-Saxo), completou mais uma prova, na qual Rui Costa, campeão do Mundo, desistiu.
Este ano o Tour teve seu início em 5 de julho em Leeds, na Grâ-Bretanha e terminou ontem (27) com a chegada dos competidores no pódio da Avenue des Champs Elysées, percorrendo 3.664km compostos por 21 etapas, sendo:
- 09 etapas planas
 - 05 etapas de montanha médias
 - 06 etapas de montanha fortes, com 5 chegadas ao topo
 - 01 etapa contra-o-relógio individual
 - 02 dias de descanso
 
O “Tour” – como é conhecido na França – premia várias categorias, que são diferenciadas pela cor da camisa (maillot), e os vencedores deste ano foram:
- Amarela (maillot jaune) para o n° 1 na classificação geral: Vincenzo Nibali
 - Verde (maillot vert), para o 1º na classificação por pontos: Peter Sagan
 - Branca com bolas vermelhas (maillot à pois rouges), para o competidor que mais conquistou pontos nas montanhas: Rafal Majka
 - Branca (maillot blanc), para o melhor competidor jovem (até 25 anos): Thibaut Pinot
 - Competidor mais combativo: Alessandro De Marchi
 - Equipe vencedora: AG2R – La Mondiale
 
A caravana dos patrocinadores foi criada em 1930, a caravana conquistou marcas, público e se tornou parte do show, a ponto de 47% dos espectadores terem vindo este ano especialmente para vê-la – confiram aqui seus principais números:
- 33 marcas presentes
 - 160 carros alegóricos
 - 20 km de extensão
 - 600 pessoas na organização
 - 03 ambulâncias com paramédicos
 - 04 motociclistas para orientar o comboio
 - 45 minutos de duração, antes dos competidores
 - 16 milhões de brindes dados ao longo do percurso
 - Investimentos entre € 200.000 € a 500.000 € por patrocinador
 
Algumas curiosidades sobre o Tour de France:
- É o maior evento de ciclismo do mundo
 - Normalmente começa no final de junho / início de julho e dura 3 semanas
 - A corrida inteira abrange cerca de 3.500km
 - O “Grand Départ” é a abertura da corrida e é usualmente realizada fora da França
 - A audiência de TV mundial e por ano é de 3.5 bilhões pessoas
 - Mais de 188 países transmitem a prova pela TV
 - 121 canais de televisão diferentes em todo o mundo mostram a corrida todos os anos
 - Há 4,7mil horas de cobertura televisiva anualmente
 - A última hora de cada etapa é transmitido ao vivo em toda a Europa Ocidental
 - 2.000 jornalistas de dezenas de nacionalidades participam de sua cobertura
 - 1.200 quartos são reservados à cada noite para as equipes, funcionários e imprensa
 - Atrai 12 milhões de espectadores ao longo do percurso total
 - Em média os espectadores viajam 130km para ver uma etapa e ficam por seis horas
 - 30% dos espectadores são mulheres
 
								


