Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 27 de julho de 2025 - 3:27h
Parceiros

Aeroportos com maior número de cancelamento de voos apresentam padrão de falhas

Foto: Divulgação
#compartilhe

Ao analisar as informações sobre cancelamentos de voos nos principais aeroportos do Brasil, a plataforma de acesso à Justiça Resolvvi identificou um padrão de falhas operacionais recorrentes. Com base em informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e no cruzamento com dados da própria empresa, o levantamento mostra que, entre maio de 2024 e maio deste ano, foram cancelados 40.653 voos programados para 341 aeroportos distintos no País, considerando origem e destino.

A estimativa da Resolvvi é de que mais de 5.162.931 passageiros foram diretamente afetados com os cancelamentos de voos no período analisado. Desse total, mais de 72% (3.736.086) estavam nos cinco principais aeroportos internacionais do País, que aparecem no topo da lista.

O Aeroporto de Guarulhos (SP) lidera o ranking com 9.934 voos cancelados, aponta o levantamento da Resolvvi. Em 2º lugar aparece Viracopos, em Campinas (SP), com 7.419, seguido por Congonhas, em São Paulo, que registrou 5.097 cancelamentos no período. Na sequência estão os aeroportos internacionais de Confins, em Belo Horizonte (MG), e do Galeão (Rio de Janeiro), com 3.892 e 3.076 voos cancelados, respectivamente.

A Resolvvi avalia que existe uma recorrência de problemas em determinados trechos de viagens e com companhias aéreas específicas. Segundo a plataforma, a tendência é de que o registro de cancelamentos siga em alta em junho e julho, meses marcados por picos de demanda, concentrando também um grande número de reclamações. Também é possível notar uma correlação com sazonalidades, como férias escolares e grandes eventos.

O mapeamento cruzou dados de cancelamentos com registros do site consumidor.gov.br, reclamações na ANAC e ações judiciais. Somente neste ano, as empresas Latam, Azul e Gol já acumulam mais de 40 mil reclamações no portal do Governo Federal, e cerca de seis mil manifestações formais na agência reguladora.

A Resolvvi começou a divulgar essas informações como parte de uma estratégia para posicionar a base de dados da plataforma como ferramenta de inteligência de mercado. Fundada em 2019, a empresa já recuperou mais de R$ 121 milhões em indenizações, com taxa média de sucesso de 88%. A base de clientes mostra que 74% ainda não haviam recorrido à Justiça antes de buscar a Resolvvi. A estimativa é de que menos de 5% dos passageiros lesados no Brasil costumam ingressar com ações judiciais para pedir uma indenização pelo cancelamento dos voos.

Com informações da Assessoria

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.