O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse não haver antítese entre a defesa da transição energética e a exploração de combustíveis fósseis no Brasil, que sedia a cúpula global do clima, COP30, em novembro em Belém (PA). “Não há uma contradição, há uma complementação. A questão do petróleo não é uma questão de oferta, é de demanda”, disse em entrevista ao EsferaCast, videocast da Esfera Brasil. “Nós temos a maior companhia e a mais segura em exploração de águas profundas do planeta, a Petrobras. Enquanto o mundo demandar petróleo, alguém vai ofertar.”
Para o ministro, o Brasil deve explorar minérios e combustíveis em prol do desenvolvimento. “O povo brasileiro, precisando combater a miséria, a fome, a desigualdade e melhorar a qualidade da saúde, da educação, não pode abrir mão dessa fonte de riqueza”, disse. “Nós temos que ter o direito soberano, até porque o Brasil é dos brasileiros, de conhecer as nossas potencialidades minerais”. A Petrobras recebeu nesta segunda-feira (20) autorização do Ibama para perfurar a Margem Equatorial e iniciar pesquisa exploratória em águas profundas a 175 quilômetros da costa do Amapá.
O ministro também elogiou o trabalho da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no licenciamento ambiental de projetos na Margem Equatorial. “A ministra tem conduzido com tanta dedicação e com tanta sabedoria esse processo de licenciamento para que se respeite todas as etapas, mas que se avance e que se permita aos brasileiros soberanamente conhecer as potencialidades da Margem Equatorial, que está muito longe da Foz do Amazonas e possa no momento adequado explorar essas riquezas a favor do crescimento nacional.” O episódio completo com a participação do ministro Alexandre Silveira está disponível no canal do EsferaCast no YouTube.
Com informações da assessoria