Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 22 de julho de 2025 - 7:25h
Parceiros

Câmara aperta o cerco a Mauro Vieira e aciona até a PGR

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
#compartilhe

A base governista corre contra o tempo para formar uma tropa de elite e blindar duas figuras ilustres, depois de dormir no ponto.

Embora o Governo afirme que os ministros da Justiça e das Relações Exteriores, Ricardo Lewandowski e Mauro Vieira, respectivamente, comparecerão à Comissão de Relações Exteriores da Câmara (CREDN), dias 27 e 28 de maio, datas sugeridas por ambos, é importante ressaltar que as audiências atendem a duas convocações, e não convites.

No caso do chanceler Mauro Vieira, a CREDN aprovou duas convocações. No dia 6 de maio, o ministro não compareceu alegando viagem à Rússia. No dia seguinte, aprovou outra convocação e o Itamaraty então sugeriu o dia 28.

Por ter faltado no dia 6 e sua justificativa recusada pela Comissão, Vieira terá de responder por crime de responsabilidade. A Comissão encaminhou o despacho para a Mesa da Câmara, que é quem aciona a PGR. Cabe ao MPF abrir, ou não, o processo.

No caso de Lewandowski, a convocação deu-se por completa ausência da base governista na sessão que a aprovou. Não restou outra alternativa senão marcar dia 27. Ao contrário do colega, ele não quer processo na PGR.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.