Por Alexandre Braz, repórter da Coluna
Na abertura do Maio Laranja — mês nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes —, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, o Vereador Leniel Borel (União-PP) homenageou a Senadora Damares Alves (PL-DF) com a Medalha Chiquinha Gonzaga. A solenidade aconteceu na noite da última segunda-feira (5).
Emocionado, Leniel relembrou os abusos sofridos por ele na infância e afirmou: “Vou fazer o dia dos pedófilos o mais difícil possível”.
O vereador foi aplaudido de pé por juízes, promotores, delegados e conselheiros tutelares que lotavam o plenário da Casa. Leniel é pai de Henry Borel, morto pela mãe e pelo padrasto (o vereador cassado, Dr. Jairinho) em março de 2021. Após a morte do filho, passou a militar na política em defesa dos direitos das crianças.
A homenagem à senadora Damares foi proposta por Leniel Borel, Dr. Rogério Amorim (PL) e Tânia Bastos (Republicanos. A Senadora recebeu a homenagem com muita emoção. “Essa luta não é minha, é nossa. Divido essa medalha com cada profissional que protege as crianças do Brasil. Onde houver uma menina em perigo, eu estarei lutando por ela”, declarou Damares.