Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 9 de maio de 2025 - 19:43h

EsplanaTalk: Sardinha revela bastidores das reportagens que mudaram a História do Congresso

#compartilhe

O desafio diário de conviver com os parlamentares e citá-los num dos mais lidos portais de notícias do Brasil. Este foi o tema do EsplanaTalk da última sexta-feira, 31, think tank do portal Coluna Esplanada que nesta edição recebeu o diretor de redação do Congresso em Foco Edson Sardinha. O processo de cobertura da equipe no Parlamento, os bastidores das séries premiadas e as perspectivas de seu olhar apurado sobre o futuro do jornalismo são o foco deste bate-papo de 40 minutos que podem assistir no nosso canal.

“Já cubro o Congresso há 20 anos, sempre pelo Congresso em Foco, e o que a gente percebe é que essas relações (com os parlamentares) são estabelecidas na base da confiança. Mas a gente não tem nenhum compromisso de não publicar uma notícia que seja desfavorável a A ou B. Isso faz parte da profissão e se percebe que alguns parlamentares compreendem isso, mesmo eventualmente quando sai alguma notícia que não é o ponto que interessa a eles. Mas há também aqueles parlamentares que não compreendem bem isso”, explica Sardinha.

O editor lembrou bastidores da produção das séries sobre a farra das passagens aéreas dos deputados e senadores – que rendeu o prêmio Embratel de Jornalismo Investigativo e virou livro. “Foi um dos trabalhos mais marcantes da minha trajetória, feita em conjunto com uma equipe maravilhosa”, lembrou. A partir dessa denúncia, o Congresso Nacional estipulou regras sobre o tema.

Ele também citou a série sobre os altos salários de servidores da Câmara e Senado – alguns acima do teto constitucional -, que motivou as Casas a criarem os portais da transparência com lista nominal de cargos e vencimentos.

Perfil
Edson Sardinha é graduado em jornalismo pela UFG e diretor de redação do portal Congresso em Foco. Foi assessor de imprensa do Governo de Goiás. É um dos autores da série de reportagens sobre a farra das passagens, vencedora do prêmio Embratel de Jornalismo Investigativo em 2009. Ganhou duas vezes o Prêmio Vladimir Herzog. Também é coautor do livro “Nas Asas da Mamata”, com Lúcio Lambranho, Eduardo Militão e Eumano Silva.


Colaborou Danielle Souza

Assista abaixo a íntegra do EsplanaTalk:

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.