Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 9 de maio de 2025 - 10:05h

Ex-senador é preso em Brasília

#compartilhe

Foi preso hoje em Brasília o ex-senador por Rondônia Mário Calixto Filho, suplente de Amir Lando que ficou com a vaga em 2007, quando o titular virou ministro.

Alvo da Operação Titanic, Calixto estava foragido desde 2009 da Polícia Federal, mas segundo relatos era visto com frequências em lugares públicos de Porto Velho e Brasília.

Ele almoçava nesta quinta num restaurante de Brasília com um assessor do senador Acir Gurgacs, seu nome é José de Albuquerque. Curiosamente, Gurgacs e Calixto filho são adversários no estado.

Calixto Filho responde a mais de 140 processos por diversos crimes, muitos deles tramitando no Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre eles peculato e formação de quadrilha.

De acordo com nota do Ministério Público de Rondônia (MP), a prisão é resultado do trabalho de inteligência do MP, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Centro de Atividades Extrajudiciais (Caex), e em conjunto com a Polícia Federal.

Consta que em gravações autorizadas pela Justiça, um sobrinho de Calixto cita tentativa, em vão, de contatar o senador Gurgacs por algum motivo ainda não elucidado.

Gurgacs é um dos maiores empresários do estado e seu pai, Airton Gurgacs, controla o Detran de Rondônia.

Calixto Filho está  detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.