O Ministério da Saúde e o SESI Lab, em Brasília, estreiam, no dia 2 de dezembro, a exposição “40 Anos da História da Resposta Brasileira à Aids“. A mostra fica em cartaz até 30 de janeiro de 2026 e marca quatro décadas de políticas públicas, ciência, mobilização social e conquistas que transformaram o país em referência mundial no enfrentamento ao HIV e à aids.
Muitos foram os avanços da pauta, apesar dos inúmeros desafios impostos ano a ano ao longo da história da epidemia. O objetivo é evidenciar esses avanços, resgatar essa história, políticas públicas implementadas no decorrer desses anos, bem como as parcerias – em particular com organizações da sociedade civil, desde a Portaria n.º 236, de 2 de maio de 1985.
A iniciativa é uma demonstração da potência do Sistema Único de Saúde e fundamental para o enfrentamento do estigma e da discriminação relacionados à infecção e à doença.
A ação também promove reflexões sobre os desafios remanescentes e as lacunas a serem superadas e pode servir para inspirar novas gerações de ativistas, profissionais de saúde e pesquisadores a se engajarem na resposta ao HIV e à aids.
O que é fundamental para o alcance da meta de eliminar a aids como problema de saúde pública até 2030 e promover a inovação e a sustentabilidade das ações de HIV e aids.
Com informações do Site: https://www.gov.br/

