Ao completar cem anos de atuação, o Grupo Vigorito aposta na diversificação de marcas, na entrada em novos mercados e na digitalização de serviços para sustentar seu crescimento. Fundada em outubro de 1925, em Capivari, no interior de São Paulo, como uma das primeiras concessionárias Chevrolet do Brasil, a empresa familiar atravessou gerações e hoje se posiciona como uma das maiores redes de varejo automotivo paulista. Com mais de 850 colaboradores, a Vigorito mantém uma gestão familiar-profissionalizada. A sucessão vem sendo estruturada desde os anos 2000 com implantação de governança e ampliação da equipe executiva.
O grupo possui 26 concessionárias no Estado de São Paulo, distribuídas entre a capital, a região metropolitana, no Grande ABC e no interior paulista. Desde 2023, quando adquiriu a rede Vecol Volkswagen — com 10 unidades em cidades como Piracicaba, Barretos e Botucatu —, a Vigorito vem consolidando sua presença no interior paulista e fortalecendo sua operação multimarcas. Com a incorporação das lojas da Vecol, a empresa passou a operar representando as marcas Chevrolet, Nissan, KIA e Volkswagen.
“Nosso setor está sendo desafiado a se reinventar. A concessionária precisa evoluir para além da venda tradicional de veículos. Por isso estamos investindo em serviços e na experiência digital do cliente”, afirma Hermes Schincariol Júnior, diretor-superintendente do grupo.
A companhia prevê um crescimento de 10% a 20% no faturamento em 2025, sobre os R$ 1,540 bilhão registrados em 2024. A projeção considera o impacto da consolidação da operação, o desempenho das unidades no interior e a ampliação de canais de relacionamento com o cliente — como planos de assinatura, atendimento a públicos específicos e consórcios.
Os investimentos previstos para os próximos cinco anos podem chegar a R$ 50 milhões com foco na digitalização de processos internos, modernização de unidades, capacitação de equipes e sustentabilidade. O grupo, que também atua com veículos híbridos e elétricos por meio das linhas da KIA, Nissan e GM, participa do projeto “emissão zero” da Volkswagen e planeja a construção de uma usina solar própria como parte da sua estratégia de transição energética.
Coluna Esplanada, com informações da Assessoria