Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 18 de maio de 2025 - 16:56h

Ministério da Cultura poderá reabrir Mercadinho São José

Foto: Divulgação
#compartilhe

Tradicional reduto cultural e da boemia de Laranjeiras, no Rio, o recém-fechado Mercadinho São José vai voltar. A Medida Provisória 852, de sexta-feira, assinada pelo presidente Michel Temer, abre o caminho para a transferência de propriedade do prédio decano do Mercadinho do rol de imóveis do INSS para a Secretaria de Patrimônio da União – e o Governo já articula a cessão do imóvel para o Ministério da Cultura.

Sob a tutela do MinC, caberá à pasta regulamentar a situação do prédio para a retomada do pólo gastronômico, e agora em contratos com os inquilinos. As negociações passam pelo presidente do INSS, Edison Garcia, o ministro Sá Leitão (Cultura) e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia – estes dois últimos moradores do Rio e entusiastas da reabertura do Mercadinho.

Nessa lista também, para a tutela do Ministério da Cultura, vai entrar o tradicional Teatro Cacilda Becker. A ideia da cessão dos dois imóveis do INSS para o MinC é para fomentar a cultura carioca.

O Mercadinho é tradicional reduto boêmio e cultural de Laranjeiras, e mais de 500 pessoas, entre empregados diretos, indiretos e fornecedores, poderão ser afetados com o fechamento. Há mais de duas semanas o imóvel está embargado.

A situação sub judice se arrastava há duas décadas. O INSS reclama ter tido o local invadido e não receber aluguéis da área, e ganhou a ação na Justiça Federal. Pesou, porém, a articulação do próprio órgão e de outras frentes para não cerrar as portas do local.

Enfim, os prédios do Mercadinho e do Teatro saem do rol de imóveis do INSS que serão leiloados para fazer caixa.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.