A jornalista Iara Lemos inicia neste mês de setembro o lançamento do seu mais novo livro, “O Silêncio das Gaiolas”, pela editora Mizuno. Iara Lemos é vencedora de um Prêmio Esso de Jornalismo e do Prêmio Direitos Humanos.
“O Silêncio das Gaiolas” é um ensaio feminista, o primeiro que Iara escreve neste estilo de literatura. É baseado em histórias reais, de mulheres fortes, batalhadoras, que passaram pelas mais diversas formas de violência: desde tentativa de feminicídio, a violência patrimonial, a violência enraizada no seio familiar, a violência religiosa.
O prefácio do livro foi escrito pela ativista Luiza Brunet. Nome conhecido por todo o Brasil, Luiza foi, ela própria, vítima de uma violência absurda dentro de um casamento, que deixou marcas profundas em seu corpo, machucado de forma covarde, além de violências psicológicas, que são difíceis de expressarmos e, por esse motivo, tão renegadas ainda dentro das gaiolas em que vivemos.
Luiza transformou sua dor em bandeira de uma causa social. Hoje, ela é um nome referência na luta ao combate à violência contra as mulheres em todo o mundo.
Em o “Silêncio das Gaiolas”, Iara Lemos reforça sua linha de atuação no jornalismo literário, com foco nos direitos humanos e grandes reportagens. Seu primeiro livro, a Cruz Haitiana (InFinita) já traçava esse estilo, quando desmantelou as diversas formas pelo qual a Igreja Católica usa para esconder religiosos pedófilos no Haiti.
Iara Lemos foi Prêmio Esso de Jornalismo e de Direitos Humanos. Ainda neste ano, em novembro, Iara encerra a turnê internacional de o A Cruz Haitiana, com apresentações em Paris (França) e em Roma (Itália).
A jornalista também é co-autora de Crimes contra Mulheres e de Crimes contra, Crianças e Adolescentes, ambos pela editora Mizuno. No primeiro, fala sobre as violências contra mulheres nos ambientes profissionais. Na segunda, traça um esboço de como a ausência de regulamentação no uso da Inteligência Artificial no Brasil é prejudicial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Iara foi, durante dois anos, delegada do Colegiado de Inteligência Artificial da OCDE, em uma vaga indicada pelos EUA, durante dois anos.
Agendas de lançamentos
Porto Alegre – Livraria Leitura do BarraShoppingSul (26/09)
São Paulo – Livraria Drummond do Conjunto Nacional (17/10)
Brasília – Livraria Leitura (28/10)
Recife – Fliporto (13 a 16/11)
Rio de Janeiro – Livraria Travessa (04/12)
