Brasília -
loader-image
Brasília, BR
7:18 pm,
temperature icon 25°C
céu limpo
Humidity 53 %
Wind Gust: 0 Km/h
26 de abril de 2024 - 19:18h
Parceiros
Brasília - 26 de abril de 2024 - 19:18h
loader-image
Brasília, BR
7:18 pm,
temperature icon 25°C
céu limpo
Humidity 53 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Os fatores que levaram Bolsonaro à vitória nas urnas

Foto: AFP
#compartilhe

Jair Bolsonaro foi eleito, em suma, com campanha pela internet e com menos de R$ 3 milhões. Três fatores traduzem a vitória do capitão reformado do Exército como marco histórico na política brasileira. Deputado do chamado “baixo clero”, pavimentou sua campanha vitoriosa nas redes sociais e, a despeito de denúncias, capitaneou milhares de militantes voluntários.

Fez uma campanha enxuta, se comparada com as dos concorrentes, e liderou a arrecadação por meio do financiamento coletivo, chamado de “vaquinha”. Vítima de uma facada ainda no primeiro turno, quando tinha apenas 8 segundos de tempo de TV, Bolsonaro teve impulsionada sua exposição. O atentado também serviu de argumento para o candidato reforçar a defesa de duras medida para combater a insegurança.

Apesar da vitória, o refluxo da onda bolsonarista no segundo turno foi analisado nos últimos dias pelo próprio presidente eleito e coordenadores da campanha após a vitória nas urnas. Pesou a declaração do filho (Eduardo Bolsonaro) insinuando, em vídeo e em tom jocoso, o fechamento do Supremo Tribunal Federal.

O duro discurso de Bolsonaro, transmitido no ato promovido por apoiadores na Av Paulista, também foi visto como tropeço desnecessário na reta final. O deputado prometeu “varrer do mapa esses bandidos vermelhos do Brasil”. O recuo em algumas propostas, como fusão de ministérios, pegou de surpresa bolsonaristas ortodoxos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.