Brasília -
loader-image
Brasília, BR
11:59 am,
temperature icon 25°C
céu limpo
Humidity 53 %
Wind Gust: 0 Km/h
27 de abril de 2024 - 11:59h
Parceiros
Brasília - 27 de abril de 2024 - 11:59h
loader-image
Brasília, BR
11:59 am,
temperature icon 25°C
céu limpo
Humidity 53 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Burocracia atrapalha compra de respiradores para Brasil

Foto: Agência Brasil
#compartilhe

O Ministério da Saúde não perdeu produtos para os Estados Unidos. É que não houve contrato a tempo na compra de máscaras e respiradores da China que foram parar no mercado americano. A burocracia mais uma vez prejudicou o País.

A Coluna apurou que os trâmites foram cumpridos no rito processual da pasta: divulgação do edital, pregão, anúncio do vencedor, publicação no D.O. Mas antes da última fase, a assinatura do contrato, os EUA fizeram compra direta da fábrica chinesa. É do jogo capitalista.

As regras jurídicas de contratos deste tamanho são rígidas e envolvem variados órgãos de fiscalização, além de multas milionárias. E o caso ainda poderia para nas mesas da Organização Mundial do Comércio. Mas simplesmente não houve contrato.

O Ministério da Saúde suou a camisa para conseguir os 200 milhões de kits. Após o pregão, só a quinta empresa consultada prometeu entregar o montante necessário para o Governo, e assinou o contrato. A vencedora, e as outras empresas que ficaram de 2º a 4º lugares no edital prometeram bem menos que isso – de 10 milhões a 30 milhões de kits.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.