Brasília -
loader-image
Brasília, BR
5:18 pm,
temperature icon 28°C
nublado
Humidity 51 %
Wind Gust: 0 Km/h
25 de abril de 2024 - 17:18h
Parceiros
Brasília - 25 de abril de 2024 - 17:18h
loader-image
Brasília, BR
5:18 pm,
temperature icon 28°C
nublado
Humidity 51 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

A coleção Pinault na Conciergerie

#compartilhe

Rive_Gauche_11-11_collection-pinault-2_editadaPor Pedro Nonato

Até o dia 6 de janeiro, a Conciergerie apresenta a exposição “À triple tour”, uma seleção inédita e temática da super-prestigiosa e imensa coleção de arte contemporânea de François Pinault, ex-presidente do grupo PPR, vem sendo exposta pelo mundo:  já esteve presente em Lille, Veneza e Moscou, por exemplo.

Entretanto, para os parisienses, no entanto, será uma grande estreia em um grandioso e sofisticado cenário: a Conciergerie – primeira residência real de Paris e que depois foi transformada em prisão na Revolução Francesa.

E a escolha dessa maravilhosa obra de arquitetura gótica foi o local perfeito para abrigar essas maravilhosas peças de arte contemporânea, já que suas abóbadas sombrias, onde a Rainha Marie-Antoinette ficou encarcerada, são, de fato, o lugar ideal para encenar o tema elaborado pela curadora da mostra, Caroline Bourgeois: “l’enfermement”.

Espalhada por cerca de 1.500 m2, a exposição é formada por umas cinquenta peças – inéditas em sua maioria – que vão de instalações gigantes até elaborados vídeos, passando pela pintura, escultura e fotografia, com um elenco de artistas formado por 22 nomes internacionais, inclusive estrelas emblemáticas da coleção Pinault, como Damien Hirst, obcecado pela doença e pela decadência.

Logo no início da exposição, o visitante cai na “La Cage” de Michelangelo Pistoletto, um artista italiano, co-fundador da Arte Povera nos anos 60, embaralha nossa percepção visual através de um engenhoso jogo de espelhos que provoca uma sensação de encarceramento.

Prosseguindo o percurso, dividido em duas partes, a angústia vai crescendo com as obras fortes de Bill Viola, Tetsumi Kudo, Chen Zhen e Mona Hatoum, que exploram todas as formas de prisão, tanto física quanto psicológica ou afetiva.

Entre as paredes da Conciergerie, a arte é uma janela cuja experiência carcerária é encerrada com uma obra impregnada de humor, especialmente concebida pela dupla belga Jos de Gruyter e Harald Thys.

Acesse aqui o vídeo da exposição:
http://www.youtube.com/watch?v=_b2IcD4Z3u8&feature=player_embedded

2, Boulevard du Palais
Île de la Cité
1er arrondissement
Telefone: 01 53 40 60 80
www.conciergerie.monuments-nationaux.fr

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.