Brasília -
loader-image
Brasília, BR
4:52 pm,
temperature icon 27°C
nuvens dispersas
Humidity 39 %
Wind Gust: 0 Km/h
19 de junho de 2024 - 16:52h
Parceiros
Brasília - 19 de junho de 2024 - 16:52h
loader-image
Brasília, BR
4:52 pm,
temperature icon 27°C
nuvens dispersas
Humidity 39 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Alerj regulamenta emendas impositivas ao orçamento com mais recursos para a Saúde e Educação

Foto: Divulgação/ALERJ
#compartilhe

A Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) aprovou, em discussão única, o Projeto de Lei Complementar 27/24, de autoria do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União), que regulamenta a execução das emendas parlamentares impositivas na Lei Orçamentária Anual (LOA).

O texto prevê que Projeto de Lei Orçamentária Anual, enviado pelo Governo do Estado, conterá dotação específica para atendimento de programações decorrentes de emendas individuais impositivas. Essas emendas correspondem a 0,37% da receita líquida de impostos, a ser dividida igualmente entre os 70 deputados, sendo que 30% deverão ser destinados à educação e 30% à saúde. Será obrigatória a execução orçamentária e financeira das programações das emendas.

“A presença efetiva do Parlamento fluminense na elaboração da LOA, seja por meio de emendas impositivas ou de outro instrumento constitucional, é a essência da participação popular nos programas, projetos e nas políticas públicas que tem por finalidade alcançar o cidadão em suas carências cotidianas”, explicou Bacellar.

Excepcionalmente para o exercício de 2024, o cronograma com as etapas de análise e demais prazos previstos para definição na LDO serão feitos através de decreto do Poder Executivo. A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.