Now Reading:
Amigos tentam emplacar Câmara com Lula, mas petista quer empresário na chapa

Amigos tentam emplacar Câmara com Lula, mas petista quer empresário na chapa

Socialistas que desejam ver Paulo Câmara vice de Lula da Silva espalham que o petista quer o governador na chapa presidencial de 2022. Balela, segundo grãos-petistas. 

Lula já é forte eleitoralmente no Nordeste e especialmente em Pernambuco. Mas obviamente não descarta o PSB e quer o partido como principal aliado. 

O PT e o PSB têm uma soma considerável de eleitores nos seis Estados administrados pelas legendas. São Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, no Nordeste; e Espírito Santo, no Sudeste. Podem, unidos, fazer frente forte aos votos do presidente Jair Bolsonaro nestes redutos. 

Na articulação, Lula vai afagar o partido aliado de modo que não precise ceder a vice, que pretende entregar a outro grande partido de centro-esquerda.

Lula já “tem” o voto nordestino e sonha com um empresário do eixo Rio-São Paulo que traga o amplo apoio da nata do PIB nacional. Seria um outro “José Alencar”. Ele já citou recentemente numa entrevista a empresária Luiza Trajano, dona da Magazine Luíza, que ajudou a então presidente Dilma Rousseff a se aproximar de grandes empresários no Conselhão do Palácio. Mas disse que acha difícil ela aceitar.

O PT quer puxar o PSB para evitar que o partido lance Câmara à Presidência, porque sabe que o presidenciável desde 2002 Ciro Gomes será lançado pelo PDT. Ciro é potencial aliado num eventual 2º turno, apesar as rusgas atuais com o PT e o petista.

Enquanto articula já uma coalizão discreto, Lula não descarta lançar ano que vem uma nova Carta ao Povo Brasileiro, como fez em 2002, na campanha eleitoral, comprometendo-se com o setor produtivo e bancário.

Em tempo, há outro ânimo na agenda do petista. Anulado o processo de Lula da Silva no STF,  além de deixá-lo elegível, a maioria dos crimes aos quais foi imputado vão prescrever por ter mais de 70 anos. É a Constituição Brasileira. 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.