Brasília -
loader-image
Brasília, BR
6:57 am,
temperature icon 22°C
céu limpo
Humidity 78 %
Wind Gust: 0 Km/h
20 de abril de 2024 - 6:57h
Parceiros
Brasília - 20 de abril de 2024 - 6:57h
loader-image
Brasília, BR
6:57 am,
temperature icon 22°C
céu limpo
Humidity 78 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Apenas 29 deputados abrem mão dos 14º e 15º salários

#compartilhe

Desde sexta-feira, dia 8, pelo menos 484 dos 513 deputados federais – entre eles o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), e o vice, André Vargas (PT-PR) – caem na folia com bolso cheio.

Além do 13º, eles receberam o 15º salário, e em Março embolsam o 14º, direitos concedidos por regimento aos mandatários  (Ato Conjunto de 30 de janeiro de 2003, art. 3º, §2º).  Todos os anos, a Câmara paga o 15º em Dezembro, para quem exerceu no mínimo três quartos das sessões. O 14º é pago 30 dias após o início do Ano Legislativo, ou seja, em Março.

Documento oficial da assessoria da Câmara mostra que só 29 deputados abriram mão destes salários extras. Os nomes do presidente e vice não constam (lista abaixo). O vice André Vargas diz que recebeu os extras. “Não sabia da lista e nem fui procurado”, justifica. O presidente Alves não foi localizado pelo blog.

Curiosamente, desde meados do ano passado ficou travado o projeto que extingue os dois salários extras, aprovado pelo Senado e recebido por comissão especial na Câmara. Em setembro, chegou-se ao cúmulo de o relator, deputado Afonso Florence, adiar por cinco vezes em um mês a leitura de seu relatório por falta de quórum. A manobra da trupe funcionou, o projeto não andou e Florence desabafou ao repórter: “Não tem lógica um deputado receber 14º e 15º num país em que o trabalhador só vai ao 13º”.

O resultado do achaque consentido no bolso do cidadão: apenas de Dezembro até mês que vem, cada um dos 484 nobres receberá R$ 106.800 (brutos)  – R$ 26.723 por mês. E o bloco da Folia com Verba Pública retoma os trabalhos só dia 19, quando a pauta do plenário estará decidida e o ano realmente começa para o escrete.

Os 29 deputados que abdicaram dos extras vão se reunir após o Carnaval para cobrar celeridade na tramitação do projeto que põe fim à farra.

Veja lista

AFONSO FLORENCE

ALEXANDRE ROSO

AUGUSTO CARVALHO

BETO ALBUQUERQUE

BOHN GASS

CARLAILE PEDROSA

CARLOS SAMPAIO

ERIKA KOKAY

EROS BIONDINI

FABIO TRAD

FERNANDO FRANCISCHINI

FRANCISCO ARAUJO

FRANCISCO PRACIANO

HENRIQUE OLIVEIRA

IZALCI

JANETE CAPIBERIBE

JOAO CAMPOS

LAERCIO OLIVEIRA

LINCOLN PORTELA

LUIZ PITIMAN

MAGELA

POLICARPO

REGUFFE

RONALDO FONSECA

RUBENS BUENO

RUY CARNEIRO

SERGIO ZVEITER

SEVERINO NINHO

WALTER FELDMAN

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.