Brasília -
loader-image
Brasília, BR
1:18 am,
temperature icon 16°C
céu limpo
Humidity 72 %
Wind Gust: 0 Km/h
24 de junho de 2024 - 1:18h
Parceiros
Brasília - 24 de junho de 2024 - 1:18h
loader-image
Brasília, BR
1:18 am,
temperature icon 16°C
céu limpo
Humidity 72 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Baixa do diesel: valor depende também das distribuidoras e postos

Refinaria Reduc, no Rio de Janeiro. Foto: ABr
#compartilhe

A despeito do fim da greve de caminhoneiros país afora, a categoria não se desmobilizou e está atenta ao preço do diesel na bomba e em interação no app whatsapp – a poderosa ferramenta de comunicação que, em tempos modernos, substituiu o radinho da boleia. Caso o valor do litro do diesel não chegue à bomba com menos R$ 0,46 como anunciou o Governo, a greve volta.

Mas há dois problemas de comunicação que, de forma mais didática, é necessário explicar: Não é a Petrobras que está baixando o preço do óleo diesel. É você, através do Governo, quem está cobrindo R$ 0,46 por litro para a refinaria. E segue o filme de terror.

A Petrobras precisa explicar aos acionistas as perdas. E pagar dividendos. Resultado: Quem paga a conta é o cidadão ‘sócio majoritário’; porque o Governo detém 51% da petroleira.

E outro problema: Falta o Governo combinar com as distribuidoras que controlam 70% do mercado: BR, Ipiranga e Shell entregam e sobem o preço – e o dono do posto ainda pode adicionar uns centavos. São os ‘atravessadores’, as distribuidoras, e os donos dos postos que alteram o preço que sai da refinaria.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.