Brasília -
loader-image
Brasília, BR
8:54 am,
temperature icon 21°C
algumas nuvens
Humidity 78 %
Wind Gust: 0 Km/h
3 de maio de 2024 - 8:54h
Parceiros
Brasília - 3 de maio de 2024 - 8:54h
loader-image
Brasília, BR
8:54 am,
temperature icon 21°C
algumas nuvens
Humidity 78 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Canetada Eleitoral no DF reduz Floresta Nacional para legalizar invasão

Foto: Reprodução/ICMBio
#compartilhe

Numa canetada com vistas a votos, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, regularizou duas invasões ilegais dentro da Floresta Nacional de Brasília, criada há décadas para preservação da natureza no cerrado no entorno da capital. E não está sozinho nisso.

O projeto de lei sancionado é de autoria da deputada Flávia Arruda (PL-DF), que agora concorre ao Senado, e relatado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que disputa o GDF. Todos visando votos.

Hoje moram cerca de 40 mil pessoas nos “assentamentos” 26 de Setembro e Maranata. A área tem serviços do Governo do DF mas é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Questionado pela Coluna, o órgão não se pronunciou.

A Flona passa a ter agora pouco mais de 5 mil hectares, ante os 9 mil hectares de antes da lei que legalizou a invasão – e isso é preocupante, porque estimula novas invasões do restante da reserva, com vistas a outras canetadas futuras. O ICMBio não informou também se haverá, e onde, a compensação pela perda por esta parte do bioma para a especulação imobiliária e grileiros.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.