Brasília -
loader-image
Brasília, BR
10:05 am,
temperature icon 19°C
céu limpo
Humidity 59 %
Wind Gust: 0 Km/h
17 de julho de 2024 - 10:05h
Parceiros
Brasília - 17 de julho de 2024 - 10:05h
loader-image
Brasília, BR
10:05 am,
temperature icon 19°C
céu limpo
Humidity 59 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Comandante da Aeronáutica lidera investigação sobre morte de Campos

#compartilhe

A morte trágica e surpreendente do presidenciável Eduardo Campos (PSB) tornou-se questão de segurança aérea nacional.

O Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, decidiu embarcar para Santos para liderar a equipe de investigações do CENIPA – Centro de Investigações e Prevenções de Acidentes, confirmou por telefone a assessoria de imprensa da FAB.

Como o Cessna PR-AFA estava em boas condições e os pilotos eram experientes, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dois especialistas em aviação ouvidos pela Coluna, na condição de anonimato, suspeitam de que a queda pode ter ocorrido por mau tempo aliada a ‘fator externo’, como choque com objeto ou aves, devida à baixa altitude após eventual arremetida.

Um especialista em segurança diz que tão importante quanto apurar a caixa preta é investigar o Profundor do jato, peça na cauda responsável por estabilidade e inclinação da aeronave em voo.

CONDIÇÕES

Chovia muito no momento da queda, com baixa visibilidade. Uma arremetida pode ter feito o jato perder a força nas turbinas. Há precedentes do tipo no histórico de acidentes.

ALERTA GERAL

A Anac, responsável por fiscalizar os táxis-aéreos, passou pente fino na lista de jatinhos regulares e com fiscalização vencida. Empresas receberam alertas para operações.

SUPORTE

O jato era particular e operou com a Líder Táxi Aéreo no hangar no Aeroporto Santos Dumont (RJ). A empresa confirma que apenas deu suporte ao embarque.

PRECEDENTE

Caiu na internet: o deputado Wilson Quinteiro (PSB), do Paraná, disse que o jato PR-AFA apresentou problemas na ignição no aeroporto de Londrina dia 16 de junho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.