Brasília -
loader-image
Brasília, BR
2:00 pm,
temperature icon 28°C
nuvens dispersas
Humidity 47 %
Wind Gust: 0 Km/h
18 de abril de 2024 - 14:00h
Parceiros
Brasília - 18 de abril de 2024 - 14:00h
loader-image
Brasília, BR
2:00 pm,
temperature icon 28°C
nuvens dispersas
Humidity 47 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Congresso barrou duas Constituintes para Reforma Política

#compartilhe

Com o apelo ontem, a presidente Dilma enquadrou os congressistas, tirou o foco da mobilização popular de seus ombros e passou para o Parlamento: O Congresso Nacional já arquivou duas PECs sobre Constituinte Exclusiva para a reforma política, em 2007 e em 2010. ‘À época, acharam que era estratégia para o 3º mandato de Lula’, explica Flávio Dino (PCdoB-MA), autor da primeira proposta. A segunda, de Marco Maia (PT-RS), ‘foi pedido do então presidente Lula’, revela, mas parou na CCJ sem acordo.

ACASO. Por coincidência, na última Sexta, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) apresentou outra PEC para a Constituinte Revisional. ‘É o momento propício’, diz o parlamentar.

PROFETIZOU. Maia lembra que apresentou a proposta 384/09 após conversa com o presidente Lula, no Palácio. Sem qualquer pretensão de 3º mandato: Lula já previa a cobrança popular.

TRIBUTÁRIA TAMBÉM. Dino, hoje presidente da Embratur, frisa que sua proposta (193/07) previa não só a reforma política, mas também a Tributária. ‘Resolveria muito do FPE’ em debate.

Leia a íntegra da coluna nos jornais (ao lado)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.