Brasília -
loader-image
Brasília, BR
7:13 pm,
temperature icon 25°C
nublado
Humidity 69 %
Wind Gust: 0 Km/h
12 de outubro de 2024 - 19:13h

Parceiros
Brasília - 12 de outubro de 2024 - 19:13h
loader-image
Brasília, BR
7:13 pm,
temperature icon 25°C
nublado
Humidity 69 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Congresso pode frear medidas provisórias

Foto: Agência Brasil
#compartilhe

Depois de aprovar medidas que esvaziaram os poderes do Planalto no ano passado, o Congresso poderá colocar um freio no envio de medidas provisórias pelo presidente Jair Bolsonaro. As MPs têm força de lei e entram em vigor assim que publicadas no Diário Oficial da União.

No primeiro ano de governo, Bolsonaro enviou 48 medidas ao Congresso – uma média de 4 por mês. Deputados e senadores críticos ao que chamam de “interferência” do Executivo falam em agilizar uma proposta (PEC 43/19) que, entre outros pontos, limita a cinco o número de medidas provisórias editadas por ano.   

A proposta tem o apoio de 28 senadores e aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça. Das 48 medidas enviadas pelo Planalto em 2019, 11 foram rejeitadas pelos parlamentares ou caducaram por perda de prazos.

Com a articulação frágil, o Governo colecionou derrotas e não conseguiu barrar investidas do Congresso que reduziram o poder do Planalto. A PEC do Orçamento Impositivo, por exemplo, engessou o caixa do governo que terá que pagar as emendas parlamentares de bancada. Antes, apenas as emendas individuais eram impositivas. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.