Brasília -
Brasília, BR
21°C
céu limpo
26 de junho de 2022 - 20:30h
Rádios parceiras
Brasília - 26 de junho de 2022 - 20:30h
Brasília, BR
21°C
céu limpo
Rádios parceiras

Congresso requisita ao GSI dossiês de espionagem e os gastos secretos

#compartilhe

O Congresso expediu os primeiros requerimentos sobre os dossiês de espionagem dos órgãos de inteligência e a relação dos gastos sigilosos da Presidência. A Coluna teve acesso em primeira mão aos ofícios, que ainda não foram enviados ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Pela primeira vez na História do País, os 12 parlamentares da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) terão acesso aos relatórios ultrassecretos sobre quem foi espionado, como, e por que. Os políticos não poderão divulgar as informações.

Com prazo. O GSI é o gabinete militar. A Abin é a nossa CIA. Os órgãos terão de responder até 20 de abril à Comissão de Controle das Atividades de Inteligência, recém-regulamentada.

O árbitro. ‘A CCAI é espécie de árbitro de futebol. Os Países precisam ter o serviço de inteligência. O mal pode estar nos excessos’, diz o senador Ferraço, líder da CCAI.

A equipe. Não haverá militares na secretaria da CCAI. Será composta por três servidores do Congresso e dois comissionados, supervisionados. Atuarão sob sigilo absoluto.

Ofício 04

Ofício 03

Ofício 02

Ofício 01

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.