Now Reading:
Contrários à PEC da Maioridade já articulam proposta para reforma prisional

Contrários à PEC da Maioridade já articulam proposta para reforma prisional

Desengavetada na Câmara a mando do presidente Eduardo Cunha, promessa dele para a ala conservadora e a bancada evangélica na Casa – esta a qual ele representa – a PEC 171/93, que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal, já causa um clima beligerante de Fla x Flu no Congresso.

Os parlamentares do PT e a Igreja católica, há anos associados contra a proposta, já dão como promulgada a proposta. A despeito da certeza de que o caso vai parar no STF, os contrários articulam desde já com entidades civis uma proposta para a reforma urgente do sistema prisional para minorar os futuros problemas.

Para os contrários à PEC, se for promulgada, espera-se superlotação das cadeias e presídios a curto prazo. Na avaliação de especialistas e políticos, o sistema de acolhida de menores está falido, e os presídios não têm vagas nem para os adultos.

Os que defendem a derrubada da proposta também lembram que a mudança não vai diminuir a criminalidade e que as cadeias serão escolas do crime para os menores.

Já os favoráveis à PEC indicam que os jovens a partir de 16 anos, hoje mais conhecedores da lei, vão pensar duas vezes antes de cometer crimes e fazer gracinhas para juízes cientes da impunidade.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.