Brasília -
loader-image
Brasília, BR
3:20 am,
temperature icon 16°C
algumas nuvens
Humidity 82 %
Wind Gust: 0 Km/h
23 de maio de 2024 - 3:20h
Parceiros
Brasília - 23 de maio de 2024 - 3:20h
loader-image
Brasília, BR
3:20 am,
temperature icon 16°C
algumas nuvens
Humidity 82 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Delegados da PF aceitam órgão de controle externo

Foto: Agência Senado
#compartilhe

Os delegados da Polícia Federal aceitam a criação de um órgão de controle externo da instituição. A revelação foi feita ontem pelo presidente da Associação Nacional de Delegados de PF, Edvandir Paiva, em conversa com jornalistas em Salvador.

A criação do possível comitê viria no bojo do debate da PEC 412, em tramitação no Congresso Nacional, que dá autonomia administrativa e financeira para a polícia judiciária, mandato para diretor-geral, entre outras antigas demandas da classe. Já a Fenapef, dos policiais federais, acredita não ser preciso a criação de órgão externo.

“Se o diretor-geral estiver agindo de maneira errada, pode ser retirado do cargo pelo comitê”, prevê delegado Paiva, citando apenas um exemplo. Não é o caso do atual DG.

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Boudens, reforça que já existe na Constituição o controle externo da PF – feito pelo Ministério Público. E não vê o porquê de delegados proporem um comitê de controle. Já os delegados não querem ficar à mercê dos procuradores – desejam fiscalização plural.

O Comitê externo seria composto por representantes de variadas entidades da sociedade e também de instituições públicas como o próprio MP, argumenta Paiva.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.