Brasília -
loader-image
Brasília, BR
2:20 pm,
temperature icon 29°C
nublado
Humidity 45 %
Wind Gust: 0 Km/h
18 de abril de 2024 - 14:20h
Parceiros
Brasília - 18 de abril de 2024 - 14:20h
loader-image
Brasília, BR
2:20 pm,
temperature icon 29°C
nublado
Humidity 45 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Devassa nas contas causa constrangimento à Comissão da Verdade

#compartilhe

Um constrangimento sem igual tomou conta dos integrantes da Comissão Nacional da Verdade (CNV), vinculada à Presidência e que apura crimes da ditadura, e revela o porquê da saída do conselheiro Cláudio Fonteles.

Há três meses, a conselheira Rosa Maria Cardoso, assim que assumiu a direção do grupo, pediu uma devassa nos contratos das gestões anteriores, em especial Paulo Sérgio Pinheiro, indicando suspeitas de custos demasiados em trabalhos encomendados pela professora Heloísa Starling, coordenadora do Projeto República da UFMG – entidade parceira da CNV.

Sob anonimato, membros da CNV começaram a divulgar que esses foram os motivos que levaram o conselheiro Cláudio Fonteles a deixar o grupo, porque suspeitava de pagamentos de altos valores a pesquisadores contratados, para dez meses de trabalho.

Logo em seguida, Rosa e seu principal assessor, André Saboya, deram início à operação pente-fino. Foi nomeado como auditor interno Norberto Timóteo, chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência, como responsável pela apuração.

Embora a assessoria da CNV negue oficialmente a devassa nas contas, um relatório foi entregue há poucos dias ao novo coordenador da CNV, José Carlos Dias, e levado à presidente Dilma, sob tensão dos membros da comissão.

Resultado da revisão de todos os gastos e contratos: as contas estão corretas e nos preços do mercado. E todas as pesquisas encomendadas foram entregues no prazo, segundo relatório da auditoria, com revelações históricas – algumas delas bombásticas – que serão ressaltadas no relatório final em 2014 e podem mudar os rumos da CNV.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.