Brasília -
loader-image
Brasília, BR
10:59 pm,
temperature icon 23°C
céu limpo
Humidity 64 %
Wind Gust: 0 Km/h
26 de abril de 2024 - 22:59h
Parceiros
Brasília - 26 de abril de 2024 - 22:59h
loader-image
Brasília, BR
10:59 pm,
temperature icon 23°C
céu limpo
Humidity 64 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Dilma afaga bancos com lei que prejudica devedor

#compartilhe

A mesma mão que pressionou a baixa do juro foi a que afagou os bancos, num ato discreto que passou pelo Senado. Desde 15 de Maio, a Lei 12.810 sancionada pela presidente Dilma tirou direitos do cidadão ao mudar texto do Código de Processo Civil. Agora, quem entrar em litígio com o banco sobre financiamento ou empréstimo, é obrigado a continuar a pagar as prestações, até a decisão da sentença – mesmo que a instituição esteja errada. Antes, o cliente tinha direito de suspender o pagamento ou depositar em juízo.

‘CONTRABANDO’. A mudança do CPC foi incluída em emenda pelo relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), na MP 585/2012, que não tinha nada a ver com este assunto, convertida em lei.

NINGUÉM VIU. O chamado ‘contrabando’ na MP passou ‘despercebido’ pelo Senado. Venceu o lobby da poderosa Federação Brasileira dos Bancos, que nunca lucrou tanto na História.

LEMBRETE & PRESENTÃO. Só para constar: a MP 585 liberou R$ 1,95 bilhão a estados e municípios exportadores para compensações pelas perdas de arrecadação da Lei Kandir. Já para os bancões…

SILÊNCIO TOTAL. Procurados insistentemente pela coluna desde Sexta, nem o senador, tampouco o Palácio do Planalto e a FEBRABAN se pronunciaram.

Leia a íntegra da coluna nos jornais (ao lado)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.