Now Reading:
Embaixador expõe tensão entre Itamaraty e Dilma

Embaixador expõe tensão entre Itamaraty e Dilma

Além do fogo-amigo do próprio PT, agora a presidente Dilma Rousseff perdeu escancaradamente o apoio de setores do Itamaraty.

Convidado de honra do VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, o embaixador Paulo Cordeiro reclamou em discurso que o Itamaraty não tem opinião pública formada que o apoie em suas iniciativas, e deixou a presidente numa situação delicada:

‘Nós, os neurônios da Dilma, temos que ganhar a opinião pública, não temos isso no Congresso’.

O embaixador é Subsecretário-Político III do Ministério das Relações Exteriores (MRE) – responsável das relações com a África e o Oriente Médio. As declarações evidenciaram as relações tensas que o Planalto vive com parte do Ministério das Relações Exteriores.

Numa neutralidade já criticada por setores da sociedade e até o embaixador do Iraque, o Itamaraty até hoje não se posicionou sobre o acidente com o avião da Malaysia Air na Ucrânia, e sobre o atentado no metrô de Santiago do Chile.

Nos bastidores, há comentários de que assim como Guido Mantega (Fazenda) – que agora diz que pediu para sair – o ex-chanceler Antonio Patriota era alvo constante da fúria da chefe, até ser demitido por ela.

SABEM DE NADA!

No seu discurso, Cordeiro deixou entender que não há interface do Itamaraty com o Congresso Nacional, e nas entrelinhas que senadores e deputados não entendem de política externa.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.