Brasília -
loader-image
Brasília, BR
5:40 pm,
temperature icon 26°C
céu limpo
Humidity 50 %
Wind Gust: 0 Km/h
7 de maio de 2024 - 17:40h
Parceiros
Brasília - 7 de maio de 2024 - 17:40h
loader-image
Brasília, BR
5:40 pm,
temperature icon 26°C
céu limpo
Humidity 50 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

“Espero que o Ibama dê continuidade ao licenciamento”, diz Silveira sobre exploração na foz do Amazonas

Foto: Leandro Mazzini
#compartilhe

A contraditória exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, na costa do Amapá – na chamada Margem Equatorial  -, ainda causa desencontros dentro do Governo federal. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta sexta-feira que aguarda decisão do Ibama para destravar os investimentos que considera “tão importantes” para o Brasil.

“Espero que o Ibama dê continuidade ao que se iniciou, que é o licenciamento”, comentou em sua apresentação num painel do 2º Fórum Esfera Brasil, no Guarujá (SP). Ele indicou que terá um bom diálogo com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “Nós precisamos sentar à mesa , resta ao Ibama continuar o licenciamento”. O ministro garantiu que “as condicionantes vão ter todo o apoio” da sua administração.

A questão ainda é contraditória porque há dentro do governo, além da questão ambiental, um ingrediente político que pode causar cobranças ao presidente Lula da Silva. Belém, do Estado confrontante Pará, vai sediar a COP 30 em 2025. O evento do clima organizado pela ONU é chamariz para ambientalistas de todo o mundo, e a exploração de petróleo – considerada por eles agressiva seja em mar ou terra – pode virar pauta internacional em meio à edição.

Enquanto de um lado o Governo se preocupa com a imagem internacional do Brasil neste caso, por outro há otimismo dos gestores públicos. O Amapá precisa muito do investimento para dar um upgrade em sua estagnadíssima economia. Gestores e especialistas locais apontam que a exploração será a 175 km da foz do rio Amazonas.

A Coluna apurou que entrou no lobby também o clã Barbalho,  do Pará. A família é bem representada em Brasília: o senador Jader, conta aliados, quer atrair investidores e sedes de petroleiras para a capital Belém. Tem o apoio nisso do governador Helder, seu filho, e do outro herdeiro político, seu homônimo, ministro das Cidades. 

O fórum Esfera Brasil acontece no Casa Grande Hotel no Guarujá, litoral paulista, e reúne grandes empresários do País para debater infraestrutura e outros setores. Termina neste sábado com presença dos ministros Dias Toffoli (STF) e Isabel Gallotti (STJ), do ministro da Secom da Presidência Paulo Pimenta, do presidente do BC, Roberto Campos Neto, do relator da Reforma Tributária no Senado, Eduardo Braga, entre outros.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.