Brasília -
loader-image
Brasília, BR
4:29 pm,
temperature icon 28°C
céu limpo
Humidity 34 %
Wind Gust: 0 Km/h
4 de maio de 2024 - 16:29h
Parceiros
Brasília - 4 de maio de 2024 - 16:29h
loader-image
Brasília, BR
4:29 pm,
temperature icon 28°C
céu limpo
Humidity 34 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

EsplanaTalk: Azedo discorre sobre polarização política e monopólio da notícia

Foto: Jornal Grande Bahia
#compartilhe

O jornalista Luiz Carlos Azedo, um dos mais versáteis de sua geração, foi o ilustre convidado do EsplanaTalk desta sexta-feira, 14. O colunista do “Correio Braziliense” e do “O Estado de Minas” abordou sobre seus 50 anos de atuação como jornalista e sobre alguns temas atuais, como a polarização política que se instalou no Brasil.

O jornalista, que também já desempenhou o papel de comentarista político na TV, comentou sobre a maior mudança que ocorreu dentro do jornalismo: “Nós perdemos o monopólio da notícia, hoje qualquer fato relevante que ocorra no mundo é registrado em tempo real pelo cidadão comum. Quanto mais relevante e importante o fato maior o número de registros em tempo real. Isso é uma mudança extraordinária porque até então só era notícia o que era publicado em jornais ou falado nas rádios ou transmitido pelas TVs, e agora não é mais. Não existe mais o monopólio da notícia, isso exige da imprensa um esforço de interpretação e análise desses fatos”.

No final do bate-papo, Azedo usou uma metáfora para falar do jornalista como porta-voz da notícia: “nós frequentamos a ‘Casa Grande’, mas voltamos para a ‘senzala’ todos os dias. A nossa missão é mostrar para a sociedade como funciona a ‘Casa Grande’. Não podemos colocar o salto alto e achar que vivemos na ‘Casa Grande’ “. O EsplanaTalk é um bate-papo com personalidades de diferentes setores da sociedade com a equipe da Coluna Esplanada.

Perfil Luiz Carlos Azedo

O jornalista Luiz Carlos Azedo, 69 anos, com 40 anos de profissão, é um dos mais versáteis de sua geração, com passagens por redações e assessorias. É um dos principais colunistas do “Correio Brazilliense” e de “O Estado de Minas”. Trabalhou nos jornais “O Dia”, “O Fluminense”, “Diário de Petropólis”, “O Globo” e “Diário Popular” (SP), entre outros. Foi comentarista político da “TV Gazeta” (SP) e apresentador do programa 3 a 1 da “TV Brasil”. Dirigiu o semanário político “Voz da Unidade”, foi assessor parlamentar, secretário de Comunicação da Prefeitura de Vitoria (ES) e diretor da CDN (Companhia de Notícias).

Por Carolina Freitas e Sara Moreira

Assista abaixo a íntegra do EsplanaTalk:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.