Brasília -
Brasília, BR
céu limpo 21°C
céu limpo
24 de fevereiro de 2024 - 4:08h
Rádios parceiras
Brasília - 24 de fevereiro de 2024 - 4:08h
Brasília, BR
céu limpo 21°C
céu limpo
Rádios parceiras

Estoril sedia evento de limpeza urbana e máquina de retornáveis é atração

Foto: Divulgação
#compartilhe

Por Carlos Vasconcelos, Especial para a Coluna

Uma máquina de crédito em dinheiro destinada a pagamento de embalagens retornáveis será uma das atrações do Encontro Nacional de Limpeza Urbana ENLU, que ocorre a partir desta terça feira, 12\12, no autódromo de Estoril, com a participação de ambientalistas, engenheiros, especialistas e autoridades do setor em Portugal e Europa. O equipamento SDR, Sistema de Depósito Retornável , se destina a centros comerciais, órgãos públicos e estabelecimentos privados e sua utilização consiste em realizar pagamento aos cidadãos dos produtos descartados e que possam ser reaproveitados, como vidro, papel, papelão, sacos plásticos e demais produtos retornáveis.

Cerca de 50 brasileiros, profissionais do setor, empresários e dirigentes de órgãos públicos estarão presentes no evento, depois de imersão em visitas técnicas em áreas de saneamento e gerenciamento de resíduos sólidos em várias cidades portuguesas. As informações são do engenheiro Walter Plácido, da empresa brasileira Lavoro Solutions, que organizou a viagem para as cidades do Porto, Maia, Aveiro e Cascais, onde ocorre o 5o. Encontro Nacional.

A abertura do evento, às 14h, contará com exposição de equipamentos de limpeza urbana e show room, com conferência de Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, seguido de mesa redonda sobre Desafios e oportunidades do setor em Portugal. Nesta haverá a presença do convidado especial Herve Guillaume, coordenador geral da Association des Villes pour la Propreté Urbaine, da França.

O ENLU prossegue na quarta e quinta feira, com conferências, mesas redondas e a participação de autoridades nacionais e internacionais. Relativamente aos brasileiros, o objetivo da comitiva é angariar informações, tecnologia e casos de sucesso para aplicação no país. São 3 mil lixões implantados no território brasileiro, que, conforme Walter Placido, são extremamente poluentes do meio ambiente, com emissões de gases na atmosfera e contaminação  do lençol freático em face do chorume que libera no terreno onde estão localizados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.