Brasília -
loader-image
Brasília, BR
1:27 am,
temperature icon 15°C
céu limpo
Humidity 82 %
Wind Gust: 0 Km/h
21 de junho de 2024 - 1:27h
Parceiros
Brasília - 21 de junho de 2024 - 1:27h
loader-image
Brasília, BR
1:27 am,
temperature icon 15°C
céu limpo
Humidity 82 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Extra- Piloto da PF ouve: “Leva e não traz mais”, sobre Lula. FAB confirma áudio

Foto: PF
#compartilhe

Vazou neste domingo um áudio de uma conversa entre um controlador de voo da torre do aeroporto de Congonhas (SP)  e o piloto do avião Grand Caravan da Polícia Federal que transportou o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva a Curitiba.

Após as coordenadas pedidas pelo piloto para a decolagem, há uma resposta do controlador. Em seguida, após um chiado no áudio, surge uma voz citando a frase “Leva e não traz nunca mais”.  ( ouça aqui ) Embora pareça ser a mesma voz do Controlador, a FAB nega que seja o mesmo.

O áudio é verdadeiro, confirmou a Força Aérea Brasileira à Coluna nesta tarde de domingo. Porém, a FAB crava que não foi o controlador quem citou a frase. Explica que, como o canal é aberto a outras aeronaves na pista e em voo no espaço aéreo local, pode ter vindo de outro piloto. No entanto, a regra é a pessoa se identificar, o que não aconteceu.

A nota oficial da FAB:

“A comunicação apresentada é verdadeira e ocorreu instantes antes da decolagem da aeronave PR-AAC do aeroporto de Congonhas na noite de sábado (08/04).

Entretanto, podemos assegurar que a observação ao final do áudio em questão não foi feita pelo controlador de tráfego aéreo. 

Ressalva-se que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, por isso quem estiver conectado pode ouvir e falar, porém, as regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem,  o que evidentemente não ocorreu neste caso”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.