O presidente da Câmara, Arthur Lira, vai levar para Maceió, sua base eleitoral, a reunião parlamentar do G20 nas próximas segunda e terça-feira. O evento, que vai reunir uma penca de congressistas, seria em Brasília – como planejaram o Governo e o Itamaraty.
A assessoria de Lira informa que foi uma decisão técnica, do comitê diretor internacional do P20, que escolheu a capital de Alagoas para sediar o 1º Encontro das Parlamentares Mulheres. Denominada P20, a reunião mobilizará no mínimo 80 policiais legislativos. Eles devem receber meia diária pelos dias trabalhados e viajarão em avião da Força Aérea Brasileira.
O Rio de Janeiro vai sediar em novembro a reunião do G20, com líderes mundiais, e até lá os três Poderes terão agendas paralelas preparatórias.
Procurada pela Coluna, a Câmara informou: “Por ser um evento internacional, a segurança da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 será realizada pela Polícia Legislativa Federal, da Câmara dos Deputados, com o apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar do Estado de Alagoas. O quantitativo de agentes policiais, assim como o período de hospedagem em Maceió, não pode ser informado por motivo de segurança.”