Um curioso caso envolvendo um deputado federal do Ceará e o Governo do Estado conota o compadrio político-eleitoral que ainda reina nos rincões do século 21.
O deputado federal Vicente Arruda (PR-CE), o mais idoso da Casa, ganhou um presentão do governador aliado Camilo Santana (PT): às vésperas da campanha, o Estado desapropriou um terreno de Arruda no município de Caucaia (CE) vai pagar R$ 13 milhões à vista.
A prefeitura e o Estado pretendem construir um parque de exposições no local – nada no papel ainda. Mas Arruda entrou em desespero. O dinheiro foi bloqueado pela Justiça, devido a débitos milionários que o deputado tem na praça.
A decisão foi do juiz Willer Sóstenes. O caso está no Tribunal de Justiça. Arruda já recorre ao Tribunal de Justiça do Ceará, mas uma desembargadora não se deu por convencida. Determinou que o Estado e o Ministério Público se pronunciassem. O Governo deu seu aval, mas o caso ainda é avaliado pelo MP.
Nesse ínterim da negociação imobiliária deputado-Governo, Arruda deixou o PDT e se filiou ao PR, partido aliado do governador Camilo Santana, que inflou o PDT com neoaliados, de olho na sua reeleição. Agora conta também com o PR de Arruda, claro – que também disputará a reeleição para a Câmara Federal.
Por dois dias, tentamos contato por telefone com o deputado, sem sucesso.