Brasília -
loader-image
Brasília, BR
3:21 am,
temperature icon 22°C
algumas nuvens
Humidity 78 %
Wind Gust: 0 Km/h
19 de abril de 2024 - 3:21h
Parceiros
Brasília - 19 de abril de 2024 - 3:21h
loader-image
Brasília, BR
3:21 am,
temperature icon 22°C
algumas nuvens
Humidity 78 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Governo prepara criptografia para e-mails e telefones

#compartilhe
O governo iniciou operação sigilosa de instalação de tecnologia nacional para criptografar e-mails e telefones da presidente Dilma e dos 39 ministros. Os principais assessores de pelo menos 30 ministros foram reunidos dia 14 de Agosto no Anexo do Planalto pelo Gabinete de Segurança Institucional – antes da revelação de que a cúpula era monitorada pelos americanos. Técnicos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apresentaram os dois produtos, o Criptogov e o Segov, para blindar as informações.

PATERNIDADE. Criptogov é um drive desenvolvido pela Abin que será instalado nos computadores e usados para comunicação segura de e-mails entre a presidente e ministros.

MODO DE SEGURANÇA. Segov é tecnologia de criptografia entre aparelhos especiais de telefones que serão instalados nos gabinentes. O Itamaraty já os usa para comunicação com as embaixadas.

HORA DE BLINDAGEM. Ministros ficaram animados! Relatam que a Abin trabalhava há meses na criação dos softwares e os aperfeiçoava, quando surgiu o escândalo da NSA e do monitoramento.

CODIFICA ESSA. A equação é simples: com e-mails e telefones criptografados, a NSA pode até fazer novas arapongagens, mas só ouvirá ruído ou lerá códigos. Terá de quebrar cabeça.

Leia a íntegra da coluna nos jornais (ao lado)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.