Brasília -
loader-image
Brasília, BR
4:05 am,
temperature icon 20°C
nuvens dispersas
Humidity 100 %
Wind Gust: 0 Km/h
12 de outubro de 2024 - 4:05h

Parceiros
Brasília - 12 de outubro de 2024 - 4:05h
loader-image
Brasília, BR
4:05 am,
temperature icon 20°C
nuvens dispersas
Humidity 100 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Grandes empresários pressionaram Lira pela desoneração

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
#compartilhe

O presidente da Câmara, Arthur Lira, se reuniu ontem com o deputado Elmar Nascimento (União-BA), rifado para a sua sucessão, para evitar qualquer ruído entre eles. Não haverá crise, garante quem sabe do que houve. Mas a pressão total veio de outra frente. 

Os 20 maiores empresários do País – numa lista que circula no Congresso, que fez o ranking – telefonaram insistentemente para Lira desde terça, pressionando para que vote o PL 1.847/24, que mantém regime de tributação especial sobre a folha de pagamento, iniciado na pandemia da Covid. A correria foi grande porque dia 20 fecha-se o mês fiscal e os impostos podem vir com a carga toda. 

Surtiu efeito. Na terça, a Casa aprovou urgência da proposta em plenário, e Lira prometeu incluir na pauta ontem. Essa turma de patrões representa 17 setores e emprega centenas de milhares de trabalhadores. 

Pela proposta acordada (já aprovada no Senado), mantém-se regime gradual de tributação da folha deste ano até 2027, saindo de 1% a 4,5% atuais de contribuição social da receita bruta, até os 20% do INSS, como manda a lei.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.